Surto de conjuntivite assusta moradores de São João Nepomuceno

0
18326

A cidade de São João Nepomuceno está vivendo um surto de conjuntivite. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em menos de um mês foram registrados quase 1.200 atendimentos de pessoas com a inflamação nos postos públicos de saúde do município.

A Prefeitura Municipal divulgou nesta terça-feira (06/03) um alerta em sua página oficial confirmando o surto da doença na cidade e informando à população sobre os procedimentos recomendados pelo Ministério de Saúde.

Confira abaixo algumas recomendações:

– lave suas mãos com frequência;

– não coloque as mãos nos olhos para evitar a nova contaminação;

– evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área;

– lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas;

– ao usar, não encoste o frasco dos colírios ou da pomada no olho;

– evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite;

– não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite;

– não use lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas;

– não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite e evite piscinas.

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra.

A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação. O contágio é feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor