Prefeitura de SJN abre licitação para realizar Carnaval Fora de Época em agosto

0
8050

A Prefeitura de São João Nepomuceno publicou, no final de junho, edital de licitação para contratação de empresa de eventos para realizar um Pré-Carnaval no Parque de Exposições Hercílio Ferreira, nos dias 18,19 e 20 de agosto de 2017.

De acordo com o diretor do departamento de cultura, Ricardo Itaborahy, o evento é uma iniciativa da própria prefeitura, juntamente com a organização dos blocos e escolas de Samba de SJN. Seguirá os mesmos moldes da Exposição Agropecuária, com shows, barracas e com a presença do parque de diversões. O resultado da licitação será dia 10 de julho.

O edital 078/2017 prevê investimento de R$ 5.300,00 da Prefeitura, além da energia elétrica, limpeza do parque, segurança, organização do trânsito, entre outras atividades, todas descritas no edital. “Ao todo, a Prefeitura deverá investir aproximadamente R$ 15.000,00 no evento”, explicou o diretor de cultura.

A empresa vencedora da Licitação poderá cobrar entrada em dois dias do evento. A exigência do edital é de que pelo menos um dia seja com entrada franca.

Para o diretor de cultura da Prefeitura, o evento, apesar de não estar previsto no calendário, faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura para diversificar as atividades culturais da cidade. “Nosso objetivo é movimentar o comércio, atrair turistas e projetar uma imagem positiva da cidade para toda a região. Queremos que são João volte a ser referência de coisa boa”, disse Ricardo.

No vídeo, em entrevista ao Portal SJ Online, Ricardo Itaborahy fala sobre o Pré-Carnaval e sobre a Possibilidade de o Carnaval 2018 ser realizado, em parte, no Parque de Exposições.

Carnaval 2018 no Parque de Exposições?

Ao ser questionado se o evento seria um “ensaio” para um possível Carnaval 2018 com eventos no Parque de Exposição, o diretor de cultura explicou que existe sim a possibilidade de que uma parte do Carnaval seja realizada na Exposição, mas que o projeto ainda está em estudo e não há nada definido.

Atrações e programação do evento

O edital de licitação é público e pode ser acessado no site da prefeitura. O documento traz o formato do evento e, assim como na Expo 2017, apresenta a relação das atrações nacionais e regionais.

A empresa vencedora da licitação terá o critério de escolha de dois shows entre as opções para cada classificação (Top 1 e Top 2) entre nacionais e regionais.
Na classificação Top 1:

01-Terra Samba
02-Ara Ketu
03-Tomate
04-Banda Eva
05-Cheiro de Amor
06-Jammil e Uma Noites
07-Babado Novo
08-Tuca Fernandes
09-Alinne Rosa
10-Tatau
11-Monobloco
12-Inimigos da HP
13-Alexandre Peixe
14-Bell Marques
15-Durval Lélys

Na classificação Top 2:

01 – Akikalô
02-Bazooka & Cia.
03-Banda Pizindim
04-Axé Blond
05-Cidade Mídia
06- Bamdamel
07-Água de Fogo
08-Bombocado
09-Afroreggae
10-Ricardo Xenon e Banda
11-Tchakabum
12-Psirico
13-Netto LX
15-Lex Luthor

De acordo com o edital, a programação fica assim estabelecida:

Dia 18/08 – Sexta-feira
•    DJ – 21h
•    Show (Top 1 ou Top 2) – 22h
•    DJ – 23h30
•    Show (Top 1 ou Top 2) – 00h30
•    DJ – 02h
Dia 19/08 – Sábado
•    DJ – 21h
•    Show (Top 1 ou Top 2) – 22h
•    DJ – 23h30
•    Show (Top 1 ou Top 2) – 00h30
•    DJ – 02h
Dia 20/08 – Domingo
•    Show local – 16h
•    DJ – 17h
•    Apresentação das Escolas de Samba e Blocos – 18h

 

Opinião dividida dos comerciantes

As opiniões dos comerciantes da cidade são divididas em relação à realização do Pré-Carnaval. Muitos se beneficiam com o evento. Vendem mais comida, mais roupas, salões de beleza ficam movimentados, hotelaria, taxistas etc.

Mas, na opinião de outros, porém, um evento desse porte, de três dias, em plena crise econômica de desemprego, só vai fazer “levar embora” da cidade o dinheiro circulante, visto que a maioria das barracas, o parque e a empresa de eventos não são da cidade.

“As pessoas já estão com o dinheiro contado. Um evento desse tira o dinheiro de SJN. O pessoal gasta três dias lá na Exposição e depois fica devendo no comércio, ou reduz muito a compra, porque o dinheiro do mês ja acabou”, disse um comerciante que preferiu não se identificar.

Na opinião do presidente da Associação Comercial e Empresarial de SJN (ACE), Leonardo Marchiori, todo evento que atraia turistas para a cidade deve ser apoiado e estimulado. “É preciso que sejam feitos mais eventos na cidade. E, na medida do possível, que as empresas locais tenham prioridade e participem nesses eventos”, disse o presidente.

Na visão do diretor de cultura da Prefeitura, o evento traz mais benefícios do que prejuízos. Segundo ele, além de uma boa receita para os comerciantes e empresários do ramo do turismo e de setores do comércio, o evento atrai pessoas e projeta a imagem positiva da cidade. “No médio e longo prazos, vai se refletir em mais turistas e mais dinheiro de fora ficando em SJN”, completou.

Em entrevista ao Portal SJ Online, o diretor de cultura da PSJN falou sobre a sua visão dos aspectos positivos que eventos como esse proporcionam para o município.

Segundo Ricardo, a proposta da atual administração é trabalhar não apenas dois eventos grandes no ano (Carnaval e Exposição), mas diversos eventos, segmentados para públicos distintos, com a finalidade de atrair turistas com perfis diferentes e atender a todo mundo.

 

Reportagem, entrevista, edição e texto: Diego Camilo

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor