Posto de coleta em SJN troca o óleo de cozinha usado por materiais de limpeza novos

0
5889
as trocas são realizadas somente na 1a e 3a sexta-feira do mês (todos os meses). De 8h as 11h e de 13h as 16h.

O que você faz com o seu óleo de cozinha usado? Você sabia que em São João Nepomuceno existe um ponto de coleta de óleo de fritura desde o início de 2014? E sabia que este óleo usado pode ser revertido em material de limpeza novo para ajudar no orçamento de casa? Você ajuda a descartar corretamente este resíduo que tanto polui as águas e ainda economiza no final do mês com os produtos que você “ganha” na troca.

De acordo com Luinis Kroisfelt, técnico em meio ambiente da prefeitura municipal, foi realizada uma parceria entre o município e uma empresa da cidade de Tabuleiro, a Garra Subprodutos Ltda. Esta empresa doa os materiais de limpeza novos para que sejam trocados pelo óleo usado, na hora em que a pessoa entrega o óleo no posto de coleta.

O óleo usado é enviado para Tabuleiro, onde é devidamente separado e, de lá, segue para uma outra empresa do Rio de Janeiro,  para que seja 100% reciclado.

Como fazer a troca

As trocas do óleo usado pelos produtos novos podem ser realizadas na 1a e 3a sexta-feira do mês (na próxima sexta-feira (19/08) é dia!). De 8h as 11h e de 13h as 16h.

Você leva o produto armazenado preferencialmente em garrafas pet de 2L ou vasilhames de 20 ou 25 litros – cedidos pela empresa. A troca acontece da seguinte maneira:

  • 2 litros de óleo = 01 detergente 500 ml
  • 6 litros de óleo = 1 kg de sabão em pó
  • 20 litros de óleo = 02 detergentes 500 ml, 1 kg de sabão em pó e 02 desinfetantes 500 ml
  • 25 litros de óleo = 03 detergentes 500 ml, 1 kg de sabão em pó e 03 desinfetantes 500 ml

Atenção: são aceitos, no máximo, 50 litros por pessoa a cada troca. Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro. É chegar e trocar! Preferencialmente óleo domiciliar, mas aceita-se também de estabelecimentos comerciais alimentícios.

Ponto de troca

Escritório da Secretaria de Agricultura – Rua Joaquim Murtinho, 54, 1o andar ( antigo prédio da Pestalozzi)

IMPORTANTE: as trocas são realizadas somente na 1a e 3a sexta-feira do mês (todos os meses). De 8h as 11h e de 13h as 16h.

Telefone para contato: (32) 3261-3904

Descarte incorreto do óleo e poluição

Muitas pessoas fazem o descarte incorreto do óleo usado, muitas vezes jogando-o no ralo da pia, no lixo comum ou até mesmo no vaso sanitário. Para se ter ideia, um litro de óleo que chega aos rios pode contaminar milhares de litros de água.

Em São João Nepomuceno o problema é especialmente mais grave. Não existe tratamento de água e esgoto na cidade, ou seja, esse óleo cai direto nos rios e córregos. Além da poluição direta dos mananciais, gera problemas como entupimentos dos canos e necessidade de limpezas constantes das caixa de gordura. ( http://www.bonde.com.br/bondenews/internacional/sabesp-esclarece-email-sobre-contaminacao-com-oleo-65179.html)

Recicle em casa: receita para fazer sabão com óleo usado

Uma outra maneira de reaproveitar o óleo usado é fazer sabão em barra caseiro. Veja a receita:

saboes em barra de oleo reciclado

  1. Dissolver 1 kg de soda cáustica em 1 litro de água fria. Mexer até desmanchar a soda.
  2. Acrescentar 4 litros de óleo usado e continuar mexendo. Colocar 1 copo de Pinho Sol e 1 copo de Ajax ( opcional para dar mais fragrância). Mexer até ficar em ponto de “doce de leite” mole.
  3. Despejar em tabuleiros de plástico e deixar secar até o dia seguinte. Corte em tabletes e enrole em jornal para tirar a umidade

 

Por Diego Camilo, com colaboração da leitora Flaviana Fávero

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor