Por dentro da Prefeitura #3: Desafios e metas para Educação, Esporte, Lazer e Cultura

0
2042

A terceira entrevista da série “Por dentro da Prefeitura” apresenta os desafios e as metas da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer em São João Nepomuceno. Na administração 2017-2020, essa responsabilidade será da gestora educacional e pedagoga, Belkis Cavalheiro.

Com mais de 25 anos de experiência profissional na área da educação, Belkis acredita que o fato de ter exercido diversas funções dentro da “pirâmide educacional” – desde professora até gestora pedagógica e de escolas – levaram ao convite do prefeito Ernandes da Silva para que ela ocupasse o cargo.

Belkis tem pela frente o desafio de melhorar de modo geral a qualidade da aprendizagem nas escolas do município. Em entrevista ao Portal SJ Online, logo que assumiu o Executivo, o Prefeito, Ernandes da Silva, disse que uma das principais metas da pasta de educação era elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas dos bairros.

Coronel Jose Bras (foto: Davi Fernandes)
Coronel Jose Bras (foto: Davi Fernandes)

“Precisamos melhorar principalmente nos bairros, para que todas as escolas do município tenham o mesmo nível do Coronel (E.M. Coronel José Bras) ”, declarou o prefeito à época. (link) https://www.youtube.com/watch?v=FbgK5q6TXJ0&feature=youtu.be&t=1m54s

(Leia também: Prefeitura divulga os nomes das diretoras das escolas da rede municipal)

Cultura

Na área da Cultura, os desafios não são menores. Realizar a Exposição Agropecuária, o Carnaval, O Festival Nacional de Teatro “Nepopó Festivao”.

As apresentações são dividas em cinco categorias: infantil, alternativo, teatro de rua, drama e comédia. Confira a programação completa. (Foto: Marcus Martins/Nepopó Festivao)
As apresentações do Nepopó Festivao são dividas em cinco categorias: infantil, alternativo, teatro de rua, drama e comédia. (Foto: Marcus Martins/Nepopó Festivao)

A Exposição foi descontinuada na gestão anterior. O subsídio ao Carnaval público foi cancelado pelo atual prefeito em 2017, alegando falta de recursos financeiros.

O Centro Cultural Gabriel Procópio Loures, principal palco das apresentações culturais de SJN, foi interditado há duas semanas, por risco de queda do telhado. Além disso, o aluguel do imóvel, que pertence a terceiros, está atrasado.

Na entrevista ao Portal SJ Online, Belkis adiantou que o diretoria de cultura – sob liderança de Ricardo Itaborahy – pretende realizar os eventos culturais de maneira mais “pulverizada”, em circuitos por toda a cidade.

Sobre Exposição e Carnaval, a secretária explicou que são eventos maiores e que envolvem outras secretarias. “A intenção é realizar esses eventos sim. Reconhecemos a importância. Mas com outro formato”, disse Belkis.

Esporte

Uma certeza na pasta de esportes é a continuidade da escolinha de futebol, dirigida por Marco Aurélio Ayupe (diretor de futebol). O projeto é herança da administração anterior e não tem planos de ser descontinuado.

O Núcleo é um projeto da Diretoria Municipal de Esportes que conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.
O Núcleo é um projeto da Diretoria Municipal de Esportes que conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.

(Leia também: LEC Sub-17: Núcleo Esportivo vence e é tricampeão)

Em relação às outras modalidades esportivas, Belkis esclareceu que é intenção da secretaria apoiar atletas locais e incentivar outros esportes.

De acordo com a secretaria, o diretor de esportes, Fernando de Lelis, está elaborando um calendário esportivo de eventos e buscando convênios para desenvolver equipes e competições de outras modalidades.

Lazer

Na área do lazer, de acordo com a secretária, o plano a curto prazo é reativar quadras, praças e locais de convívio existentes atualmente e promover atividades esportivas e de lazer nesses locais.

Entrevista e edição: Diego Camilo

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor