Os melhores filmes baseados em livros

0
1287

Essa semana comecei a ler Wild Cards, de George R.R. Martin, o mesmo autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, que foi adaptada para as telinhas como Game of Thrones. Essa série fez tanto sucesso, que também vai ser adaptada para o cinema.

Pensando nisso, resolvi – por que não? – fazer uma lista dos melhores filmes baseados em livros. Dá só uma olhada nas pérolas. Fica a dica para o final de semana.

fotos-coluna-coluna-06-into-the-wild
“Into the Wild”  ou “Na Natureza Selvagem” (título no Brasil) é um filme biográfico de drama estadunidense de 2007 escrito e dirigido por Sean Penn. É uma adaptação do livro de não-ficção de mesmo nome, escrito em 1996 por Jon Krakauer baseado nas viagens de Christopher McCandless através da América do Norte e sua vida passada no deserto do Alaska no início da década de 1990.

Vamos ao que interessa:

Trilogia O Poderoso Chefão (1972, 1974, 1990)

Como vocês já iriam imaginar, não poderia ficar de fora a trilogia de Francis Ford Coppola, baseada no livro de Mario Puzo, O Poderoso Chefão, que narra a trajetória da família Corleone e a sua luta para manter o reinado na máfia.

Cada um dos três filmes da trilogia acompanha membros distintos da família Corleone, e apresenta aos poucos uma história densa e cheias de acontecimentos marcantes que assolam a máfia italiana.

TRAILER

 

Trilogia O Senhor Dos Anéis (2001, 2002, 2003)

A trilogia acompanha a jornada de Frodo Bolseiro, um Hobbit com a missão de levar o poderoso e tentador anel mágico para ser destruído nas terras de Mordor. A adaptação de Peter Jackson com seus 17 Oscars deu um boom nas adaptações de sagas da literatura infanto-juvenil. Graças a isso, tivemos várias outras grandes obras como Harry Potter e Jogos Vorazes.

TRAILER

Um Sonho de Liberdade (1994)

Um dos melhores filmes de todos os tempos, baseado na obra de Stephen King, conta a história de um banqueiro condenado à prisão perpétua pelo assassinato da mulher. O personagem faz amizade com um prisioneiro veterano e sonha em ser livre novamente. Uma das várias parceria entre Frank Darabont e Stephen King.

TRAILER

 

O Silêncio dos Inocentes (1991)

“Hello Clarice”. Nunca uma frase tão simples foi tão assustadora quanto essa proferida por Hannibal Lecter no clássico filme de Jonathan Demme, baseado na obra de Thomas Harris.

Conta a jornada de Clarice em busca do Serial Killer Buffalo Bill, que para chegar ao seu objetivo precisa da ajuda de Lecter, um presidiário ex-psiquiatra

TRAILER

 

Clube da Luta (1999)

O filme de David Fincher baseado na obra homônima de Chuck Palahniuk é um “filmaço”, mas infelizmente não posso falar muito sobre ele, pois a primeira regra do Clube da Luta é “que não se fala do Clube da Luta”. Falar não vou, mas pelo menos vou deixar o trailer pra vocês curtirem.

TRAILER

O Iluminado (1980)

Mais uma obra de Stephen King, dessa vez adaptada pelo gênio Stanley Kubrick, conta a história de Jack Torrance, que leva consigo sua família para cuidar do hotel Overlook durante os meses em que ele fica fechado.

O problema é que a solidão começa a criar vários problemas psicológicos nos novos moradores.

TRAILER

O Exorcista (1973)

O longa, baseado na obra de William Petter Blatty e dirigido por William Friedkin foi o primeiro filme de horror a ganhar uma estatueta do Oscar, precisa dizer mais alguma coisa? O longa conta a história de uma menina que tem seu corpo dominado por um demônio.

TRAILER

Blade Runner (1982)

Uma das melhores obras de ficção científica de todos os tempos, baseado na obra de Philip K. Dick e dirigida por Ridley Scott, conta a história e Deckard, que tem a missão de caçar quatro replicantes que procuram seu criador.

TRAILER

Diario de Um Adolescente (1995)

Baseado na obra de Jim Carrol conta a história de um garoto que tem um futuro promissor mas acaba caindo no mundo das drogas. Uma das primeira obras com Leonardo diCaprio, que já nas suas primeiras interpretações mostrava que o Oscar que ganhou já era a muito merecido.

TRAILER

Na Natureza Selvagem (2007)

Baseado em fatos, conta a história de um jovem que resolve largar tudo e desbravar a América em busca de auto-conhecimento, influenciando e sendo influenciado por quem encontra no caminho. Uma jornada não somente épica em sua distância, mas também no crescimento interior que proporciona. Além de contar com uma trilha sonora perfeita composta inteiramente por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam.

TRAILER

 

É isso pessoal. Espero que tenham gostado. Como já sabem, qualquer crítica, elogio ou apenas quiser dar um oi, é só deixar nos comentários.

Até semana que vem!
Dicas e sugestões: diogopinguelli@yahoo.com.br

Foto Diogo Pinguelli Coluna

Diogo Pinguelli é publicitário e designer. Cinéfilo e viciado em seriados, é especialista em cultura pop e não gosta de pipoca!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor