JIMI está de volta no calendário esportivo de Minas Gerais

0
922
As inscrições para municípios e atletas interessados em participar do JIMI serão abertas em fevereiro. -foto: Renata Silva/Seesp

A Secretaria de Esportes de Minas Gerais anunciou nesta semana que os Jogos do Interior de Minas (JIMI) estão de volta no calendário esportivo para 2017. De acordo com o Governo de Minas a competição voltará ao seu formato original, que havia sido substituído desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais.

O Secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, explicou que esta decisão foi tomada por conta de diversos pedidos dos municípios mineiros para que a competição voltasse ao formato que era adotado na década de 80. Ele revelou também que a intenção é contar apenas com participantes do interior.

Outra novidade é a possibilidade de atletas não federados participarem dos Jogos, bem como os federados. “A filiação às federações esportivas não será uma condição para que a equipe ou o atleta estejam na competição neste ano. Queremos garantir, dessa forma, um acesso maior de atletas, uma melhor integração entre os municípios e o aumento da possibilidade de surgimento de novos talentos”, destacou Sapi.

JIMI terá três etapas

Em 2017, o JIMI é realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual. A primeira delas terá início em abril, com as disputas das modalidades coletivas nos naipes masculino e feminino: basquete, futsal, handebol e voleibol. A segunda etapa será realizada em junho, com as mesmas modalidades.

Já a etapa estadual acontece em dois momentos: em setembro, serão executadas as modalidades coletivas. Diferente do que aconteceu em 2016, as equipes classificadas serão agrupadas em apenas uma divisão.

Em outubro, serão realizadas as disputas dos esportes individuais e paralímpicos: atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.

As inscrições para municípios e atletas interessados em participar do JIMI serão abertas em fevereiro. Até o final do mês de janeiro será divulgado o regulamento dos Jogos. Criado em 1985, o JIMI chega este ano à sua 33ª edição.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor