Crise de criatividade em Hollywood?

2
2023

 

A Criatividade de Hollywood acabou?

Preciso admitir, sou viciado em Séries de televisão e filmes. Em muitos anos e muitas horas dedicadas aos longas e séries, assisti a alguns episódios de praticamente todas as séries e filmes mais populares, além de basicamente todos os episódios dos meus shows favoritos.

Por causa do meu tempo gasto em frente a telinha, me cosidero um conhecedor das tendências, tanto na TV quanto no cinema, e, infelizmente, tenho notado uma “modinha” um tanto quanto decepcionante: os remakes, reboots, continuações e as adaptações.

Disney-Lucasfilm-445
George Lucas é um dos maiores críticos à falta de criatividade que tomou conta de Hollywood

Eu sei: remakes são populares agora, foram populares no passado e serão nos próximos anos. Mas acredito que a tendência da refilmagem tornou-se mais aguda nos últimos anos. Muitas das atrações em exibição atualmente, seja no cinema ou na TV, não são obras originais, mas sim um relançamento de argumentos já existentes.

A safra dos blockbusters atuais (Planeta dos Macacos, Os Infiltrados, Robocop e basicamente todos os filmes de terror da nova leva) está pegando carona nessa nova “onda” de Hollywood: regravar o que outrora deu certo.

coluna-01

As pérolas de antigamente não são a única fonte de inspiração e lucro dos produtores. Grande parcela do que vemos são adaptações da literatura (Senhor dos Anéis, Harry Potter, Jogos Vorazes e os filmes de Nicholas Sparks, para citar alguns), e também são atrativos para o grande público.

A questão é: quando um filme ou seriado é refeito, ou quando um livro é transformado em longa, a idéia já está lá, transposta da mídia original para a nova, sem nenhum pensamento independente ou processo criativo na equação. Os personagens já estão desenvolvidos, a trama já está pronta e o final já foi decidido. Claro que a massa vai se interessar no produto.

Coluna-02

Não posso culpar totalmente a indústria do entretenimento por tomar o caminho mais fácil e refazer os sucessos de antigamente ao invés de buscar algo novo e surpreendente. Eles querem manter os seus postos de trabalho, tanto quanto o resto de nós. Se eles podem fazer algo que quase certamente será um sucesso, em vez de chegar com uma nova idéia, que pode ou não sair bem nas avaliações, por que não dar um tiro certeiro?

Bem, já que elas estão por aí, melhor aproveitar. Porque as histórias podem até ser velhas, mas, tenho que admitir: os remakes são de tirar o fôlego.

Para se ter uma idéia a lista do que vem esse ano, tanto na TV quanto no cinema, olha só essa sequencia: na telinha, Mcgyver, Prison Break, O Exorcista, Máquina Mortífera, Dia de Treinamento, A Hora do Rush e outras. No cinema Ben-Hur, Os Caça-Fantasmas, Tarzan, Mogli, A Bela e a Fera, Jumanji, além de vários reboots e continuações.

TRAILER 1 – Macgyver Profissão Perigo

TRAILER 2 – MacGyver 2016

 

Nos vemos em breve, na próxima coluna.
Dicas e sugestões: diogopinguelli@yahoo.com.br

Foto Diogo Pinguelli Coluna

Diogo Pinguelli é publicitário e designer. Cinéfilo e viciado em seriados, que não gosta de pipoca!

2 Comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor