No Giro da Bola - Décima-primeira Edição Imprimir E-mail
Classificação: / 0
FracoBom 
14-Mar-2009

mt_ignore

 

Amigo leitor, você verá nesta décima-primeira edição o título carioca do Vasco em 1988 e o Asa Branca, campeão do Torneio Regional de 1977. Com vocês "No Giro da Bola, com Nei Medina".

 

 

ney_medina.jpgSou Nei Medina, fui um modesto cabeça de área. Pela Rádio Difusora,  participo das jornadas esportivas como comentarista e, nas extintas TV Publicidade e TV WS, apresentei durante 1 ano o programa NO GIRO DA BOLA que deu origem a esta coluna. Aqui, resgatarei os fatos marcantes do esporte mundial, através de fotos ("Em algum lugar do passado"),  áudios de gols ou vídeos esportivos ("Flashback do futebol") e também meus comentários sobre qualquer modalidade esportiva ("Pelo andar da carruagem"), além de destacar as principais competições esportivas de nossa cidade e região.

 

mt_ignore

 

ASA BRANCA

O Torneio Regional de 1977, foi organizado pela Liga de Futebol de São João Nepomuceno e realizado no segundo semestre daquele ano.

Os clubes participantes foram:  Descoberto Futebol Clube, Guarani Futebol Clube, Esporte Clube Asa Branca, Operário Futebol Clube e Esporte Clube Rochedo.

A final foi entre Esporte Clube Asa Branca e Guarani Futebol Clube (Guarani-MG) e o jogo decisivo realizado no campo do Botafogo. O Asa venceu  pelo placar de 1 a 0,  gol do centro avante Zé Santana(JF).

O lance do gol: num lance de contra ataque, a bola sobrou para Jorge Bengó, que na altura do meio campo dominou no peito e de meia bicicleta lançou Zé Santana que ganhou na velocidade dos zagueiros do Guarani e decretou o gol único da partida.

Infelizmente no livro de atas da Liga de Futebol de São João Nepomuceno, não consta registro desta decisão.

O técnico campeão foi o competente treinador Dulcídio Soares ‘Netinho”, hoje colunista esportivo. O Time do Asa jogou e venceu com Welington no gol, Nicola, Elísio, Wilma Tizil e Doval(JF), no meio Joãozinho(JF), Duda e Bolotinha, e no ataque Jorge Bengó, Zé Santana(JF) e Emílio Vitói. Também faziam parte do elenco, Paulo Afonso “pipoqueiro” e Miltinho(JF).

Curiosidade: neste time campeão de 1977, tem dois  jogadores que, no ano seguinte, fizeram parte do elenco campeão da Zona Da Mata defendendo o Operário Futebol Clube; são eles: o goleiraço Welington Itaboray e o meia Bolotinha.

Abaixo, uma foto do Asa Branca - de pé: Nicola, Elísio, Paulo Afonso, Tizil, Doval(JF) e Welington. Agachados: Zé Santna(JF), Duda, Miltinho(JF), Jorge Bengó e Bolotinha.

mt_ignore

 

 

 

 mt_ignore

 

VASCO CAMPEÃO CARIOCA DE 1988

Estava escrito que no dia 23 de junho de 1988 seria diferente para os cariocas. Uma força desconhecida dominou o Rio de Janeiro naquela quinta feira. O comércio de ambulantes da cidade registrou um movimento anormal. Nunca se venceu tanta cocada. Existia, é verdade, um motivo para a febre carioca pelo doce. O vírus havia contaminado a torcida vascaína na noite anterior, com o gol que deu ao Vasco a vitória de 1x0 sobre o Flamengo e o bi campeonato estadual.

O autor? Cocada, para alegria da irreverência carioca. Aquele petardo desferido aos 44 minutos do segundo tempo, fatal para os sonhos flamenguistas, sacudiu a pacata economia dos ambulantes. O Rio saboreou Cocada. E Cocada sentiu o doce sabor da fama, até então uma exclusividade do irmão Muller, o atacante que os italianos do Torino buscaram no São Paulo.

Ninguém, nem mesmo o técnico Lazaroni esperava que Cocada fosse transformar o maracanã num imenso tabuleiro. O competente treinador já trazia no currículo os títulos de 1986, com o Flamengo e 1987 com o Vasco.

Este Vasco de muitos talentos superou com bravura a ausência de Roberto Dinamite. A vitória do futebol solidário marcou, entretanto, o triunfo pessoal do lateral Cocada, que o destino colocou na ponta direita, nos minutos finais da partida, para fazer o gol histórico em seu primeiro contato com a bola. Logo ele, dispensado três anos antes pelo técnico do Flamengo Carlinhos, quando tentou a sorte no clube da Gávea.

Sentindo-se o próprio justiceiro em sua apimentada vingança, Cocada se aproximou do banco do Flamengo e xingou Carlinhos, iniciando uma grande confusão. Ele nem ligou para sua expulsão.

Que festa! Tanto que o saudoso Chacrinha, vascaíno até a morte, poderia brincar com seus colegas portugueses e oferecer cocada em vez de bacalhau. E sairia bem ao gosto do freguês. Que o digam os felizes ambulantes cariocas daquela quinta feira gorda.

CURIOSIDADE DA DECISÃO: Cocada entrou na partida aos 43 min do 2º tempo, fez o gol aos 44 e foi expulso de campo aos 45 min.

 

Detalhes da decisão

22 de junho de 1988.
Decisão do campeonato carioca.
Local: maracanã.
Juiz: Aloísio Viug.

Renda: CR$ 11.698.100,00.
Publico: 31.816 pagantes.

Gol: Cocada aos 44 minutos do segundo tempo.
Expulsos: Renato. Alcindo (Flamengo). Romário e Cocada (Vasco).

Vasco (campeão): Acácio. Paulo Roberto. Donato. Fernando e Mazinho. Zé do Carmo. Geovani e Henrique. Vivinho (Cocada). Romário e Bismark.
Técnico: Sebastião Lazaroni.

Flamengo (vice campeão): Zé Carlos. Jorginho. Aldair. Edinho e Leonardo. Andrade. Ailton (Julio César) e Alcindo. Renato Gaúcho. Bebeto e Zinho. Técnico: Carlinhos.

 

mt_ignore 

 

Confira o gol de Cocada narrado por José Carlos Araújo

 

Veja mais informações sobre esse jogo:

 

 

   

mt_ignore

 

Pelo andar da carruagem, o Fluminense mesmo de técnico novo ( Carlos Alberto Parreira ), caminha a passos largos para repetir, no campeonato carioca, as campanhas de anos anteriores.

O patrocinador até que contrata bons jogadores. Teoricamente é um elenco forte, mas na prática os resultados, principalmente no campeonato carioca, não acontecem da maneira que agrada ao torcedor.

Vamos aguardar.

 

por Nei Medina

 

 

mt_ignore




Digg!Reddit!Del.icio.us!Google!Facebook!Slashdot!Netscape!Technorati!StumbleUpon!Newsvine!Furl!Yahoo!Ma.gnolia!Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!



  Comente.

Só usuários registrados podem comentár.
Registre o faça o login.

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved