Carreta da visão realiza mais de 100 cirurgias de catarata pelo SUS em 3 dias em SJN

0
4164

São João Nepomuceno foi o primeiro município de Minas Gerais a ser privilegiado com a visita de uma unidade móvel de oftalmologia, o Projeto “Carreta da Visão”. Em 3 dias, foram realizadas cerca de 102 cirurgias de catarata e 2 cirurgias de pterígio, consultas, além dos encaminhamentos recebidos de Bicas, Descoberto e outras cidades vizinhas. A próxima parada da Carreta Visão, é na cidade de Mar de Espanha, a partir desta quinta-feira (11).

A carreta ficou estacionada, desde segunda-feira (8), próximo à Estação Rodoviária, para realizar consultas e cirurgias de catarata em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também particulares.

 

O projeto “Carretas da Visão” foi idealizado pelo médico oftalmologista Dr. André Luiz Parolin, no interior de São Paulo e tem como base uma rede física de clínicas e hospitals oftalmológicos na região de Ribeirão Preto.

Cada uma das unidades é composta por equipamentos de última geração, com capacidade para realizar consultas oftalmológicas e cirurgias, como a de cataratas. A equipe médica é formada por mais de 20 profissionais e tem como objetivo tornar acessível o atendimento oftalmológico de qualidade às populações carentes, com foco na humanização do atendimento.

A vinda do projeto para São João Nepomuceno se deu através de um esforço realizado pelo Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João Nepomuceno (AAPSJN), Ruy Barbosa, junto à Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (FAP/MG), representando uma importante conquista para a cidade.

A Carreta da Visão também oferece cirurgia de catarata particular, a um preço subsidiado. Os interessados devem procurar a AAPSJN, que realiza todo o processo de cadastramento e contratação. André Luís Silva, administrador da Carreta Visão, explicou que a cirurgia de cataratas, por exemplo, sai por 50% a menos que o valor de mercado cobrado em clínicas e hospitais particulares.

Pacientes que se interessarem pelas consultas e cirurgias pelo SUS, devem procurar a policlínica ou um posto de saúde para se informar e se cadastrar. A previsão é de que a Carreta da Visão retorne a SJN em 90 dias para mais uma rodada de consultas e cirurgias pelo SUS.

Por Diego Camilo e Darlene Braga

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor