Artistas discutem ideias para a área da cultura em conferência em São João Nepomuceno

0
257
evento contou também com apresentações culturais. - foto: Prefeitura SJN

Artistas de diversos segmentos participaram neste domingo (25/06) da Conferência Municipal de Cultura promovida pela Prefeitura de São João Nepomuceno. O evento foi realizado no Museu Histórico Municipal e promoveu um amplo debate sobre as atividades culturais realizadas no município, bem como as necessidades para a área.

O prefeito Ernandes José da Silva e o diretor de cultura, Ricardo Itaborahy, se fizeram presentes na reunião para debater junto aos artistas quais melhorias podem ser feitas com apoio da Prefeitura para que as atividades culturais possam ser desenvolvidas e ampliadas.

Também estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) de Juiz de Fora, Fernanda Amaral, e o professor e orientador do projeto de Tradição Popular e Congado Ingoma, Lucas Soares, que trouxeram informações sobre projetos bem sucedidos que podem servir como exemplos para São João Nepomuceno.

Para orientações e um bate papo com os convidados, a organização trouxe do Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora, a presidente Fernanda Amaral que também é membro da FUNALFA e o músico Lucas Soares, para explicar, orientar e compartilhar a experiência do funcionamento do conselho.

Entre os assuntos pautados para o encontro que teria o objetivo de formar um Conselho, a formação inicial de representantes de cada área de atuação cultural. Desta forma os nomes escolhidos pelos participantes foram:

– 02 representantes das Instituições e/ou Associações: AMI (Associação Música no Interior) pelo maestro João Paulo Fazza e o “Cultura Já” pelo ator Carlos Roberto de Paula Domingues.

– 01 representante dos músicos: Danilo Cunha (banda Big Monster Blues Band)

– 01 representante do teatro: Wolney Fabiano Costa Morais (Cia Novos Horizontes)

– 01 representante dos escritores: José Carlos Barroso

– 01 representante dos artistas plásticos: Roberto Fam

– 01 representante dos artesãos: Silvia Helena Moreira (ARTECA)

Em breve, depois de escolhidos os representantes e a criação de uma comissão, daí a formação do Conselho.

As representações da dança e escolas de samba não foram escolhidas, pois nenhum representante destas áreas participou da conferência. No entanto, o diretor de cultura informou que fará contato também com estas áreas e irá convidá-las para reuniões para discutir os temas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO