Olimpíadas já deixam legado nas escolas de São João Nepomuceno

0
2346
Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos da E.M. Três Marias. - foto: Fellype Alberto

Algo que já vem sendo discutido há algum tempo é: qual o legado que os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão deixar para o Brasil? De fato esta é uma pergunta que não possui ainda uma resposta concreta, apenas o tempo poderá mostrar e mensurar qual a dimensão da importância da realização dos jogos e o que ficou de bom para o povo brasileiro.

Apesar de demandar algum tempo para que um legado seja concretizado, em São João Nepomuceno, onde não foram feitas obras e nem foram recebidas delegações, as Olimpíadas estão influenciando importantes ações relativas à prática esportiva nas escolhas. As histórias de superação de atletas brasileiros e também de outros países já servem de inspiração para crianças e jovens.

Escolas municipais e estaduais de São João Nepomuceno estão promovendo seus próprios Jogos Olímpicos neste ano, com cerimônia de abertura, apresentação das delegações dos países, competições esportivas e muita torcida. O trabalho que está sendo feito vai muito além da prática de esportes, envolve estudos sobre história, geografia e a cultura de diversos países, enriquecendo jovens e crianças com conhecimentos que vão levar para a vida toda.

Na última semana, a Escola Municipal Três Marias (CAIC) realizou a cerimônia de abertura de seus jogos olímpicos, que contou com a execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras. Após este momento a diretora da escola, Aline, declarou oficialmente iniciados os jogos. O vice-diretor, Walter Gomes (Waltinho), aproveitou também para falar aos alunos sobre algumas histórias de luta e superação vividas por atletas e que servem de incentivo para que os alunos não desistam de seus sonhos.

Alunos disputam partida de futsal nos Jogos Olímpicos na E.M. Três Marias.
Alunos disputam partida de futsal nos Jogos Olímpicos na E.M. Três Marias.

Na E.M. Três Marias os jogos estudantis contam tanto com esportes que são praticados nos jogos olímpicos, como outras modalidades e também atividades que envolvem estudo e conhecimentos gerais sobre os jogos, bem como a cultura dos países envolvidos nas Olimpíadas Rio 2016. Estão sendo realizados jogos de badminton, futsal (masculino e feminino), queimada e totó, além de quiz, soletrando e redação.

No mês passado, ainda antes do início oficial dos jogos no Rio, a Escola Municipal Coronel José Brás também realizou um importante trabalho junto às crianças. Inspirados no momento histórico vivido no Brasil, alunos e professores foram divididos em delegações que representaram diversos países, como França, Itália, Alemanha, Portugal, entre outros, em disputas de diversos esportes.

Cerimônia de abertura no Cel José Brás contou com a entrada das delegações. - foto: Fellype Alberto
Cerimônia de abertura no Cel José Brás contou com a entrada das delegações. – foto: Fellype Alberto

Além das disputas, na E.M. Cel José Brás também houve uma grande cerimônia de abertura dos jogos, simulando a abertura oficial, com entrada das delegações de cada um dos países com bandeiras e vestimentas nas cores tradicionais. O evento contou ainda com a entrada da tocha olímpica e o acendimento da pira, oficializando o início dos jogos.

Na mesma linha e com a mesma inspiração olímpica a Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça, o Polivalente, a Escola Estadual Oswaldo Cruz, e a Escola Municipal Dr. Péricles Vieira de Mendonça também organizaram jogos, promovendo entre os alunos a importância da prática esportiva e da disciplina exigida, que leva ao sucesso, formando não apenas atletas, mas cidadãos de bem.

Jogos realizados ppela E.E. Oswaldo Cruz na Praça de Esportes da Santa Rita.
Jogos realizados pela E.E. Oswaldo Cruz na Praça de Esportes da Santa Rita.
Professores contam a história dos jogos olímpicos e sobre a cultura de diversos países na E.M. Dr. Péricles de Mendonça.
Professores contam a história dos jogos olímpicos e sobre a cultura de diversos países na E.M. Dr. Péricles de Mendonça.

Os Jogos Olímpicos 2016 seguem acontecendo no Rio de Janeiro, com muitas alegrias e decepções, grandes histórias de superação e importantes exemplos para nossos jovens e crianças. A equipe do Portal SJ Online acredita que o legado já está sendo deixado, em São João Nepomuceno e em todo o Brasil, para que tenhamos novas gerações longe das drogas e da criminalidade, com futuros campeões não apenas no esporte, mas na vida.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Entre com seu nome por favor